AVALIAÇÃO PORTUGUÊS 4° ANO COM GABARITO

Nome da Escola: ________________________

 Nome do Aluno: ____________________

série: ________ Trimestre ____ Data: __/ __/ __

 Valor : 14,0 ( contém 56 itens / cada acerto corresponde a 1,0)

 Nome da Professora : ____________________Ass. do Superv. Escolar ____

Ass: do Responsável pelo aluno _______ Nota obtida pelo aluno: ____

 

AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS  COM GABARITO

4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

ATIVIDADES

 Texto I

 Pão de mel

 Ingredientes:

 3 xícaras (chá) de farinha de trigo

 1 xícara (chá) de açúcar

 

1 xícara (chá) de mel

 1 xícara (chá) de leite

 1 colher (sopa) de margarina ou manteiga

 1 colher (sobremesa) de bicarbonato

 1 colher (sobremesa) de canela em pó

 1 colher (sobremesa) de cravo–da–índia torrado

 Caldo de 1 limão grande

 Glacê:

 1 xícara (chá) de açúcar

 3 colheres de sopa de chocolate em pó

 4 colheres de sopa de leite

 Modo de fazer:

 Peça ajuda a um adulto para

 1 – acender o forno.

 2 – bater todos os ingredientes até formar uma massa como a de bolo.

 3 – untar e polvilhar uma forma ou assadeira.

 4 – despejar a massa na forma e levar ao forno por aproximadamente 25 minutos.

 5 – depois de assado, passar os pedaços no chocolate derretido.

 Fonte: Gouveia, Isabel et alii.

 Caderno de Reforço Escolar, 3 ano.SP:

 Escala Educacional, 2009.

 QUESTAO 1

 Esta receita serve para preparar um:

 (A) pão de mel.

 (B) doce de chocolate.

 (C) mingau de aveia.

 (D) suco de limão.

 

 QUESTAO 2

 A ordem alfabética correta para a lista de ingredientes da receita é:

 (A) leite, mel, açúcar, bicarbonato, farinha de trigo, cravo-da-índia, canela.

 (B) açúcar, bicarbonato, canela, cravo-da-índia, farinha de trigo, leite, mel.

 (C) açúcar, leite, bicarbonato, cravo-da-índia, canela, mel.

 (D) bicarbonato, leite, mel, açúcar, cravo-da-índia, canela, farinha de trigo.

 

QUESTAO 3

 A parte da receita que indica se tratar de uma “tarefa” que a criança não deve

 realizar sozinha é

 (A) a lista de ingredientes.

 (B) o título do poema.

 (C) o modo de fazer.

 (D) os ingredientes do glacê.

Texto II

 

 QUESTÃO 4

 A atitude do personagem Menino Maluquinho, no terceiro quadrinho, demonstra que ele:

 (A) prepara com carinho o quarto do primo.

 (B) cumpre o conselho da mãe.

 (C) vai receber o primo de braços abertos.

 (D) vai dar um susto no primo.

 

Texto III

 Racionamento de Energia

 Verifique o consumo de energia elétrica de alguns aparelhos elétricos, para

 economizar em sua casa.

APARELHOS

Potência em watts

Ar-condicionado

1.000

Aspirador de pó

700

Computador

150

Ferro de passar

1.200

Freezer

400

Geladeira

200

Lavadora de roupa

1.800

Lava-louça

1.500

Microondas

1.400

Secadora de roupa

2.000

TV 20 polegadas

1.000

Ventilador

100

 Revista, Ciência Hoje das Crianças.Setembro 2001. p. 23.(adaptado)

 

 QUESTÃO 5

 Os aparelhos que têm o mesmo consumo de energia são

 (A) aspirador de pó e ventilador.

 (B) ar-condicionado e TV 20 polegadas.

 (C) computador e lava-louça.

 (D) ferro de passar e geladeira.

 

Texto IV

Como nasceu o Rio Amazonas

 A Lua apaixonou-se pelo Sol. E, apaixonada como estava, queria se casar com ele. Mas, se o casamento acontecesse, o Sol aqueceria tanto, tanto, que queimaria todas as coisas existentes, o mundo seria destruído e as lágrimas da Lua inundariam a Terra.

 Assim, eles não puderam se casar, e cada um foi para um lado.

 A Lua, muito triste, chorou um dia inteiro, e suas lágrimas correram pela terra, buscando o mar. Só que o mar não recebeu as lágrimas da Lua, e elas tiveram de voltar. Mas não conseguiram voltar para as montanhas donde tinham descido.

 Então elas desceram mais uma vez e foram se unindo numa imensa correnteza d’água, formando assim o caudaloso Rio Amazonas, todo enfeitado de vitórias-régias.

PIAI, A & Paccini, M J.Viajando pelo folclore de Norte a Sul.  

São Paulo: Editora Cortez, 2004.

QUESTÃO 6

 O título do texto – Como nasceu o Rio Amazonas – revela ao leitor que se trata de um texto que aborda:

 (A) o amor entre a Lua e o Sol.

(B) a destruição do mundo pelo calor do Sol.

(C) as lágrimas e o choro da Lua.

(D) o surgimento do Rio Amazonas.

 

 QUESTÃO 7

 No trecho: “Mas não conseguiram voltar para as montanhas “donde tinham

 descido.”, a expressão em destaque significa

 (A) do lugar de que tinham saído.

 (B) da forma que decidiram correr.

 (C) da tristeza que caracteriza a Lua.

 (D) do tempo em que queriam voltar.

 

 Texto V

 Angélica, ao sair de uma loja, recebeu o seguinte comprovante:

QUESTÃO 8

 Este comprovante nos indica que Angélica saiu da

 (A) padaria.

 (B) livraria.

 (C) lavanderia.

 (D) farmácia.

 

 QUESTÃO 9

 O comprovante nos indica que a loja trabalha com os seguintes produtos:

 (A) pães.

 (B) livros.

 (C) tecidos.

 (D) remédios.

 

Texto VI

 

QUESTÃO 10

 Este texto é:

 (A) um classificado de venda de bonecas.

 (B) uma receita de bolo de aniversário.

 (C) uma carta para a amiga.

 (D) um convite de aniversário.

 

 Texto VII

 Maria chegou a casa depois da escola e leu o seguinte bilhete de sua avó:

 

Querida netinha,

 Atenção! Não esqueça:

 1° Tomar banho.

 2° Almoçar.

 3° Brincar.

 4° Fazer os deveres “Para Casa”, da escola.

 5° Arrumar a mochila.

 6° Fazer a leitura do livro que você trouxe da sala de leitura.

 Beijos,

 Vovó.

 

 QUESTÃO 11

 Quando lemos o bilhete que a avó de Maria deixou para ela, entendemos que a avó pede à neta que:

 (A) arrume a casa.

 (B) lembre-se de suas tarefas do dia.

 (C) faça compras na padaria.

 (D) lave a mochila da escola.

 

 Texto VIII ( LEMBRE-SE: cada linha de um poema é chamado de verso).

 Tanta tinta

 (1)    Ah! menina tonta,

 (2)    toda suja de tinta

 (3)    mal o sol desponta!

(4)    Sentou-se na ponte,

 (5)    muito desatenta ...

 (6)    E agora se espanta:

 (7)   Quem é que a ponte pinta

 (8)   com tanta tinta?...

 (9)    A ponte aponta

(10)   e se desaponta.

(11)   A tontinha tenta

(12)   limpar a tinta,

(13)   ponto por ponto

(14)   e pinta por pinta...

(15)  Ah! a menina tonta!

(16)  Não viu a tinta da ponte!

Fonte: Ou isto ou aquilo. Cecília Meireles, 

RJ: Nova Fronteira, 2002

QUESTÃO 12

 O título do texto antecipa a ideia expressa:

 (A) nos 4° e 5° versos.

 (B) nos 2° e 3° versos.

 (C) nos 9° e 10° versos.

 (D) nos 15° e 16° versos.

 

 QUESTÃO 13

 A ideia central do poema “Tanta tinta” é contar como:

 (A) a menina ficou toda suja de tinta.

 (B) a menina tem uma pinta.

 (C) a ponte deve ser limpa.

 (D) a menina pintou a ponte.

 

 Texto IX

 Levando a vida ...

Vou levando a minha vida

sem pressa para chegar.

Não vejo gosto em corrida

por isso vou devagar.

Correr muito não faz bem

pois a gente nem repara

que beleza a vida tem.

Trago um forte guarda-costas,

é meu casco que carrego.

Se você sabe a resposta

diga logo, que eu me alegro.

Mesmo sendo bem antiga

eu tenho até pouca ruga.

Pense alto e então diga:

sou a velha...

 Mendes, Verônica. Pequeno bestiário. Minas Gerais.

 

 QUESTÃO 14

 De acordo com as características descritas no texto, quem vai levando a vida é a

 (A) formiga.

 (B) tartaruga.

 (C) baleia.

 (D) cobra.

 

GABARITO

1-    ( A ) ( B ) ( C ) ( D )

2-    ( A ) ( B ) ( C ) ( D )

3-    ( A ) ( B ) ( C ) ( D )

4-    ( A ) ( B ) ( C ) ( D )

5-    (  A ) ( B ) ( C ) ( D )

6-    ( A ) ( B ) ( C ) ( D )

7-    ( A ) ( B ) ( C ) ( D )

8-    ( A ) ( B ) ( C ) ( D )

9-   ( A ) ( B ) ( C ) ( D )

10-  ( A ) ( B ) ( C ) ( D )

11-  ( A ) ( B ) ( C ) ( D )

12-  ( A ) ( B ) ( C ) ( D )

13-  ( A ) ( B ) ( C ) ( D )

14-  ( A ) ( B ) ( C ) ( D )

 

 Faça Boa Prova.

 

Por Edenilsa Entringer Gomes